Manual do Torcedor™

Vai começar a Copa do Mundo 2014™. Para não constranger a si mesmo e aos visitantes, o brasileiro™ deve aprender a torcer de maneira moderna e civilizada, como é adequado no Futebol™, jogo de propriedade da FIFA. Para tanto a entidade e seus patrocinadores desenvolveram o manual do Torcedor™, um guia de comportamento e boas maneiras para o esporte. Aqui vão algumas das recomendações.

– O Futebol™ é uma evolução do jogo vulgar e ordinário que era praticado em campos de várzea por indivíduos primitivos e selvagens. Graças à FIFA e seus parceiros comerciais essa triste recordação foi esquecida. Assim foi criado o Futebol™, um esporte premium e diferenciado. O principal elemento do Futebol™ é o ingresso. É com ele que se entra no mundo da FIFA. Logo depois vêm os patrocinadores, a mídia e os estádios. Finalmente, na base, estão os jogadores, o campo e a bola.

– A partir da aquisição do ingresso o indivíduo passa a ser considerado um autêntico Torcedor™, passando a usufruir de vantagens e obrigações. O Torcedor™ pode comprar vantagens e vender obrigações. No Futebol™ tudo é negociável.

– Durante a Copa do Mundo 2014™ o Rio de Janeiro será administrado pela própria FIFA. Com isso todo aquele que não for Torcedor™ ou for contrário aos ensinamentos do Grande Líder Havelange deverá se dirigir ao campo FIFA da ilha de Paquetá, onde ficarão concentrados os não-contentes. A segurança da ilha será feita pelo Exército e a Marinha irá cuidar para que ninguém se afogue tentando voltar para a cidade.

– Nos dias de jogo as palavras “Brasil™”, “jogo” e “Neymar™” só poderão ser pronunciadas mediante pagamento de uma taxa à FIFA. Torcedores™ terão desconto de 20%. As palavras “escândalo”, “superfaturado” e “maracutaia” estão vetadas durante todo o período da Copa do Mundo 2014 ™. A palavra “jogada” deve ser evitada.

–  O Torcedor™ deve chegar ao estádio com duas horas de antecedência, portando seus documentos de identidade e, principalmente, um cartão de crédito válido. Caso o Torcedor™ queira ir vestido com as cores do seu time deverá fazê-lo na forma correta e autorizada, com os uniformes dos patrocinadores da Copa do Mundo 2014™, que também estarão à venda no estádio. Não serão permitidas bandeiras, bottons, camisetas, papéis, cuecas, post-its ou qualquer tipo de anotação com mensagens políticas, ideológicas ou irônicas. Quem burlar esta determinação será levado para Paquetá.

– Durante o jogo o Torcedor™ poderá se levantar no máximo duas vezes e só poderá gritar expressões aprovadas pela FIFA ( “Avante!”, “Viva!” e “Bravo!”). Não serão permitidas ofensas ao time adversário ou aos patrocinadores e parceiros comerciais. As cadeiras terão microfones para denunciar qualquer violação desta regra. O Torcedor™ que delatar qualquer anormalidade ganhará brindes.

– Não serão tolerados quaisquer tipos de protestos, seja pela atuação do juiz ou o preço do cachorro quente. Quem discordar de algum aspecto da organização poderá preencher um formulário específico disponível no campo de Paquetá e lá deverá aguardar o resultado da sua reclamação.

– Ao final de cada jogo os torcedores do time vencedor poderão comemorar a vitória nos FIFA Winner’s Fest™ instalados nas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, onde além de ganharem brindes terão a oportunidade de aparecer nos anúncios dos patrocinadores. O Torcedor™ deverá mostrar extrema satisfação e alegria exultante sempre que encontrar alguma câmera. Quem aparecer com expressão de tristeza ou dúvida nos telões será levado para conhecer uma ilha da baía de Guanabara.

– Não serão permitidas festas ou comemorações em nenhum outro lugar que não os FIFA Winner’s Fest™. Será decretado no resto da cidade o toque de recolher. Tanques de guerra estarão de prontidão no Alzirão, na Miguel Lemos e em frente ao Clipper, no Leblon. Soldados do Bope irão percorrer as ruas atrás de alegria não autorizada.

– Os torcedores do time perdedor deverão esquecer o resultado na saída do estádio, para não causar contratempos aos patrocinadores. Os que não conseguirem conter as emoções serão levados ao Loser’s Fan Fest™ em Itaguaí, onde o patrocinador farmacêutico da FIFA irá distribuir antidepressivos. Quem insistir nos sentimentos negativos será considerado um terrorista e levado para Paquetá.

– Ao final da Copa do Mundo 2014™ cada Torcedor™ deverá deixar o seu numero de cartão de crédito nas urnas espalhadas pela cidade, para ajudar a FIFA a pagar as despesas extras. Também para ajudar a pagar despesas extras a passagem Paquetá- Praça XV será reajustada em 10.000%.

 

8 thoughts on “Manual do Torcedor™

  1. Mauro Giorgi disse:

    Ótimo! Mas não se deve esquecer que grande parte das críticas devem ter ressalvas pois as regras, absurdas ou não foram colocadas quando o Brasil quis sediar uma Copa do Mundo, sim, nós fomos lá pedir. Reclamar e brincar depois é muito a nossa cara, mas demonstra uma irresponsabilidade das autoridades que sua incompetência nos expõe. A saída é essa, falar mal dos outros. Também a nossa cara.
    Como sempre escrito muito bem!
    Abraços!

    • regina mas disse:

      Isso mesmo… Fácil é chorar depois do leite derramado. Se aceitamos, agora que se aguente e firme! Será que ninguém sabia o que é a FIFA, como age e como impõe suas regras?
      abçs regin@

    • Leo Mendes disse:

      99.99% das pessoas que estão reclamando “não foram lá pedir” nada. Na verdade, é justamente por isso que estamos reclamando, ironizando, discordando e, claro, protestando.

  2. regina mas disse:

    Oi Leo, você daria um bom gestor de eventos… Candidate-se…
    Adorei a história de Paquetá… Como não conheço a ilha ainda, quem sabe faço alguma besteira só pra ter esse prazer……….
    Seu texto está ótimo!
    bjs regin@

  3. Angela Gonçalves disse:

    Muito bom!!
    No final da Copa do Mundo 2014, Torcedor e Não Contente terão uma ressaca moral que todos acabaram no Loser’s Fan Fest Itaguaí.

    Ah sim, em tempo!
    Neste caso, a FIFA disponibilizará profissionais para atendimento Pós Copa até as eleições, inclusive.

    Não se pode perder o Foco!!

    #manualdotorcedor @AngelaAhava

  4. regina mas disse:

    Bem lembrado!!
    bjs regin@

  5. Aline disse:

    Muito bom, muito bem escrito! Parabéns!

  6. Christinna Costa disse:

    Otimo Leo! Coitada da pobre ilha de Paqueta’…vai afundar na certa!!!!!

Deixe uma resposta